Make your own free website on Tripod.com

A lenda

A história original de Dragon Ball é baseada em uma lenda chinesa . A lenda conta a história de um macaquinho, chamado Son Goku, que mora no céu, tem  poderes mágicos e voa em uma nuvem-voadora chamada Kintoun. Mas o macaquinho, muito "arteiro", apronta com os Deuses que o mandam para a Terra como castigo. Para voltar, ele deve fazer boas ações como por exemplo, ajudar Genjo Sansou, um monge que busca a iluminação espiritual. A primeira fase do mangá de  Akira Toryama é toda baseada nessa lenda. As esferas do Dragão foram colocadas na história para fazer o nosso Goku (do Dragon Ball, não o da lenda) ter uma jornada parecida, atrás dos pedidos do Dragão chinês Shenron (Sheng Long, como conhecemos).

O início da Saga (1985)

O criador da série, o japonês Akira Toryama publicou o primeiro mangá Dragon Ball na revista semanal  Shonen Jump. Sua esposa, na época estava estudando a cultura chinesa, baseada em mitos e lendas.O mangá foi um estrondoso sucesso e logo no ano seguinte, virou anime na TV japonesa, seguindo a mesma história e sequências do mangá. 

A história de Dragon Ball começa quando um garotinho esquisito chamado Goku encontra a garota Bulma, filha do Professor Brief ( famoso inventor que criou as pequenas cápsulas Hói Pói,  utilizadas para guardar qualquer coisa, desde roupas até aviões que dentro das cápsulas ficam cabendo em qualquer bolso). A menina está a procura das sete esferas do Dragão. Bulma ouviu falar que se a sete esferas forem reunidas aparecerá um Dragão que realizará qualquer desejo. Disposta a pedir um namorado, Bulma vai seguindo as esferas com seu pequeno radar até  que encontra Goku, no caminho. Ela se assusta e atira nele, mas este não morre, só grita de dor. Depois de fazerem as pazes Goku a leva até sua casa e lá ela vê uma das esfera que estava procurando, a esfera de quatro estrelas. Goku porém não dá a esfera a ela dizendo ser um presente de seu avô. Ela tenta conseguir a esfera, mostrando sua calcinha ao garoto, mas este, ainda ingênuo, não entende nada. Depois que Bulma resolve contar a lenda das Esferas do Dragão (Dragon Balls) para o moleque, ele resolve seguir com ela em suas aventuras para conseguir as esferas. A partir daí muitas coisas acontecem, eles conhecem o porquinho Oolong, o ladrão do deserto Yamcha, o rei Cutelo (rei Poy) e sua filha a menininha Chichi, o mestre Muten Roshi (mestre Kame). O vilão Pilaf também está atrás das esferas e os atrapalha bastante. Quando finalmente conseguem juntar as esferas, tudo dá errado e o desejo atendido é o de Oolong, que pede a Sheng Long a calcinha de Bulma. E a história por aí vai, Goku vai treinar com mestre Kame, conhece Kuririn ( também chamado Kulilin ou Krilin) participa de torneios de Artes Marciais, conhece Mestre Karin, Tenshinhan, Chaos, Piccolo Daimaoh, etc. Essa Saga completa está sendo publicada quinzenalmente pela  editora Conrad, no mangá Dragon Ball, que já está no número 20. Já é a revista em quadrinhos mais vendida do Brasil. Mais informações no site da Herói : www.heroi.com.br  e no site de Dragon Ball da Conrad: www.heroi.com.br/dragonballclub

(obs: uma parte do anime desta fase passou no SBT, mas não está mais no ar)

Dragon Ball Z

Esta divisão, só existe no anime, no mangá o nome é Dragon Ball até o fim. O final do anime também é diferente do final do  mangá, pois na TV a série continua depois disso, na revista, não. Dragon Ball Z está sendo exibido atualmente pelo canal de TV paga Cartoon Network (às 18:30 com reprise as 00:30)  e pelas TVs abertas Band (até a fase Cell, + ou - às 18:30) e Globo (fase Boo, +ou - às 11:00)). Dessas a que mais eu recomendo é o Cartoon que passa a série direitinho, na íntegra. A Rede Globo, por passar o Anime (que não é indicado para crianças, principalmente na fase Z ) erroneamente em programa infantil corta pedaços importantes dos episódios para deixá-los mais light, e acaba cortando também a diversão do telespectador. Nota zero para a Globo. A Band é OK. (cinco episódios entre a fase Cell e fase Boo estão perdidos, não passam nem na Band nem na Globo. Só no Cartoon Network, mesmo. E olha que são episódios legais e importantes)

A Saga Z é dividida em quatro grandes fases:

Fase Vegeta (história completa!):

Nessa fase Goku descobre seu passado. Descobre que é originário do planeta Vegeta, e é um guerreiro da raça Sayajin. Foi enviado, quando bebê ao planeta Terra para conquistá-lo. Logo foi adotado por um velho, perito em Artes Marciais, Son Gohan. No começo Goku era um menino muito agressivo, mas um dia ele cai de cabeça em uma pedra e ficou bonzinho, esquecendo-se que deveria conquistar o Planeta Terra. Son Gohan morre em uma noite que Goku transforma-se em um macaco gigante e o mata sem querer.Os Sayajins quando têm rabo e vêem a lua cheia, costumam transformar-se em macacos gigantes irracionais e ficam 10 vezes mais poderosos. 

Quem conta a Goku que ele é um Sayajin é Raditz, seu irmão mais velho, que vem do espaço para saber porque a Terra ainda não havia sido conquistada. Para fazer com que Goku se junte a ele, Raditz rapta o filho de Goku, Gohan (mesmo nome do avô de Goku).Gohan tinha 4 anos.  Goku então faz uma aliança com seu arqui-inimigo PIccolo, e os dois vão atrás de Raditz. Durante a luta Gohan ataca Raditz e demonstra um grande poder, que impressiona Piccolo. Apesar de vencerem a luta, Goku morre, pois segura Raditz para que Piccolo o atravesse com um raio (o golpe Makankosappo). Antes de morrer, porém Goku fala para ressucitarem ele com as Esferas do Dragão e Piccolo conta ao moribundo Raditz a história das Esferas. Raditz então diz que seus amigos Sayajins ouviram tudo pelo seu comunicador e que em 1 ano eles viriam para procurar as Esferas, e para matar todos os terráqueos. Diz também que esses Sayajins eram muito mais poderosos que ele. Raditz e Goku morrem e Piccolo leva Gohan para treiná-lo para a batalha que seria realizada um ano depois. Goku pede para ninguém ressucitá-lo dentro de um ano, pois ele iria treinar no além. Lá ele conhece o Sr. Kaioh, seu grande Mestre, após passar seis meses correndo no Caminho da Serpente para chegar ao lar do mesmo. Piccolo treina  Gohan durante 1 ano e os demais guerreiros (Kuririn,Yamcha, Tenshinhan, Chaos e Yajirobe ) vão treinar na Torre de Kami Samah.

Passa-se o tempo e finalmente os outros sayajins chegam na Terra. São eles, Vegeta e Nappa. Gohan e Piccolo logo encontram com eles , seguidos por Kuririn, Yamcha, Chaos e Tenshinhan. Vegeta e Nappa resolvem mandar uns pequenos guerreiros para lutar antes, chamados Saybaimans. Os Saybaimans nascem da terra, quando nela é plantada uma semente especial. Começa a luta e Yamcha é o primeiro a morrer,por descuido, nas mãos de um dos pequenos guerreiros. Depois começam a lutar Tenshinham, Piccolo Kuririn, Gohan e Chaos. Nossos amigos vencem e Nappa vai lutar. Nappa é muito poderoso e a batlha é devastadora, incrível. Na minha opinião essa é uma das melhores lutas de Dragon Ball Z. Muitos morrem : o primeiro é Chaos, que sacrifica sua vida e explode para derrotar o vilão, mas este não sofre nenhum arranhão. Então Tenshinhan parte furioso para cima de Nappa que corta o braço do lutador. Tenshinhan perde muito sangue e tenta seu último golpe o Kikohudah (um raio de energia), mas o vilão nada sofre e o lutador morre. Piccolo e Kuririn partem para cima de Nappa e Gohan, com medo (essa era a primeira grande luta ) não ataca o vilão, como havia sido combinado. Piccolo fica sabendo nessa luta que é um Namekuseijin, um extraterrestre do planeta Namek (ou  planeta Namekusei). Quem o conta é Vegeta, que já havia visto seres iguais a ele.  Gohan no final ainda mostra seu poder e até fere Nappa, mas este o ataca com um raio super-poderoso. Piccolo pula na frente do raio para salvar seu pupilo (o primeiro ato nobre da vida dele) e morre. Esta cena é memorável eu jamais irei esquecer.

Depois de toda essa carnificina, chega Goku já ressucitado pelas esferas do dragão. Ao ver vários de seus amigos mortos, ele se enfurece. Resolve lutar com Nappa e usando as técnicas aprendidas com o Sr. Kaioh, logo o vence. Vegeta, furioso, mata Nappa, dizendo que ele não merecia ser um sayajin. Goku e Vegeta vão para outro lugar para a luta decisiva, que selaria o destino da Terra.

A batalha começa e é devastadora. Goku tem que usar alguns Kaiokens (técina do Sr. Kaioh que aumenta os poderes de quem a usa) para se igualar ao imenso poder de Vegeta . Porém Goku só consegue usar o Kaioken aumentado 4 vezes, ou seu corpo  não agüentaria . Vegeta vê que não poderia vencer Goku normalmente e cria uma lua artificial (pois a da Terra havia sido destruida por Piccolo, para impedir que Gohan se transformasse ) transformando-se em um macaco gigante. Goku ainda tenta usar a Genki Dama, uma bola de luz com o poder de todos os seres vivos da Terra, mas não consegue. Vegeta quebra todos os ossos de Goku. Gohan e Kuririn vem ajudar . Yajirobe aparece e corta a cauda de Vegeta, que volta a ser sayajin de novo.  Goku dá a Genki Dama a Kuririn que a controla e a joga em Vegeta porém este desvia e a bola de luz vai em direção a Gohan. Goku explica mentalmente a Gohan que ele que tem coração puro poderia rebatê-la. Ele a rebate e ela acerta Vegeta. O sayajin não morre e bate em todos. Mas de repente a cauda de Gohan cresce novamente (havia sido cortada por Piccolo). Gohan se transforma em macaco gigante. Vegeta começa a apanhar do gorila, mas corta a cauda dele. O símio, porém cai em cima de Vegeta praticamente esmagando-o, antes de transformar-se em Gohan novamente. Vegeta chama sua nave por controle remoto e rasteja até ela. Kuririn vai atrás para matá-lo antes disso, porém Goku não deixa, dizendo que um dia queria lutar com Vegeta novamente. 

Acaba a luta, Goku vai para o hospital (todo quebrado) e Gohan, Kuririn e Bulma decidem ir ao planeta Namekusei (o planeta de Piccolo), para procurar as Esferas do Dragão que provavelmente existiriam lá, para ressucitar os que morreram. As da Terra já não existiam mais, pois quando Piccolo morre, Kami Samah também morre e as Esferas do Dragão deixam de existir.